HABEMUS PAPAM

13 Mar

NOVO PAPA

Perante uma boa parte do mundo suspenso e focado nos balcões da sacada principal do Palácio Apostólico do Vaticano, a Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta Quarta-Feira, dia 13 de Março de 2013, quem é seu novo papa: o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos de idade, natural da Argentina, foi o escolhido para suceder ao Papa Emérito Bento XVI no conclave, que começou na terça-feira (dia 12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando o fumo branco da Capela Sistina ocupou a praça São Pedro, após cinco escrutínios dos cardeais reunidos neste conclave. Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de Dezembro de 1936.
O nome do novo papa foi revelado após o famoso “Anuntio vobis gaudium, Habemus Papam”, feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco I.
Realmente, e para surpresa dos católicos e do mundo, o Papa Francisco I será o primeiro sumo-pontífice latino-americano da história da Igreja Católica, apesar de ser descendente de italianos.
Jorge Mario Bergoglio foi ordenado sacerdote a 13 de Setembro de 1969. O jesuíta foi nomeado bispo titular de Auca e, auxiliar de Buenos Aires, pelo papa João Paulo II a 20 de Maio de 1992. No mesmo ano, ele foi confirmado como bispo titular da capital argentina, a 27 de Junho. A nomeação como arcebispo também foi feita por João Paulo II, a 3 de Junho de 1997. Chegou à dignidade de cardeal pelas mãos do mesmo papa a 21 de Fevereiro de 2001.
Tal como muita gente sabe, os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de impedir o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas, por exemplo, chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.
Alguns dos objectivos dos jesuítas:
– Levar o catolicismo para as regiões recém-descobertas, no século XVI, principalmente à América;
– Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas, portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
– Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nessas regiões;
– Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
A ordem dos jesuítas foi extinta pelo papa Clemente XIV, no ano de 1773. Todavia, no ano de 1814, ela voltou a ser acolhida pela Igreja Católica, graças ao papa Pio VII.
Com a intenção de aqui registar um pouco sobre o significado cabalista do nome FRANCISCO, para que possam os leitores e subscritores antecipar o que poderá ser o pontificado deste novo papa, aqui fica pois uma breve avaliação do nome escolhido:
SIGNIFICADO DO NOME FRANCISCO – A SUA MARCA NO MUNDO – AMOROSA, RESPONSABILIDADE, FRANQUEZA, FACILIDADE DE ADAPTAÇÃO, SERENIDADE!
A pessoa de personalidade – 6 – transmite desde muito cedo o seu lado afectuoso, muita beleza e harmonia interiores. A sua serenidade passa sempre a impressão de tranquilidade mesmo diante das tormentas. O seu jeito bondoso de ser faz com que todos busquem os seus conselhos. E o senso de justiça é o que faz buscar sempre a verdade.
FRANCISCO – EXPRESSÃO 7
O número da Expressão revela a missão que tem, o que deve fazer ou ser nesta vida, para que atinja sucesso e alcance as suas metas e objectivos. Sempre em busca do saber e da verdade, é alguém cujas coisas do espirito e do “eu” interior fazem muita importância na vida, por isso é estudioso, gosta de filosofia e pesquisas científicas. Estuda para provar e obter respostas sobre o desconhecido. Por ser um tanto solitário as pessoas o consideram distante e estranho mas é difícil não notar a sua presença, pois possui um refinamento inigualável.
É natural das pessoas com – 9 – no número da impressão ter poder, gentileza, compreensão e generosidade para ajudar os mais fracos, os idosos e os necessitados. Levam uma vida com o lema de dar e receber, não têm tempo para parar e pensar quanto são dignos de recompensas ou não.
FRANCISCO – ANSEIOS DA ALMA 7
Não desperdiçará um dia sequer da sua vida, e jamais a sentirá inútil ou sedentária na velhice se viver de acordo com as vibrações deste número. O número 7 dita a busca do conhecimento, da sabedoria e da perfeição. Intuitivo, inspirador e recolhido.
Em suma, aquando da sua surpreendente aparição física como papa na sacada do Vaticano, o novo papa Francisco I logra apresentar-se com uma atitude de humildade nunca dantes vista em tais ocasiões. Curvando-se ante o público que o aplaudia surpreso pela escolha realizada pelos outros cardeais, pediu, simplesmente, que orassem por ele fortemente… Atitude humilde, realmente própria das “Sandálias do Pescador”, que romperá de vez com os protocolos instituídos para essa ocasião. Efectivamente foi inaugurada uma nova era na Igreja Católica!
A questão fundamental agora é esperar, que o Papa Francisco I possa reestruturar, reformar, modificar e restituir a dignidade crística de uma igreja que, ante os fenómenos negativos da modernidade, perdeu há muito a Face Luminosa do verdadeiro Cristo que clama pela Iluminação dos Povos. Esperemos que o cardeal jesuíta, Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco I, possa resistir e vencer as sérias complexidades que poderá encontrar na Cúria Romana, nas condições e formalidades institucionais que o catolicismo romano se reveste, para que a sua missão na Terra possa concretizar-se para bem de TODOS!

Deixe um comentário